10-07-2017
Ministério do Turismo abre consulta pública sobre a Política Nacional de Qualificação para o setor

O Ministério do Turismo abriu na segunda-feira, dia 3, uma consulta pública para que a população colabore e opine sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação em Turismo. A iniciativa tem como objetivo envolver a sociedade na construção de normativo de qualificação que será adotada para a formação de adultos e jovens (Acesse aqui o documento) http://www.turismo.gov/politica-nacional-de-qualificação

O documento preliminar foi concebido em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). Para a elaboração da Política foram realizadas pesquisas, oficinas e seminários em diversos estados brasileiros, que contaram com pesquisadores de instituições de ensino públicas como as universidades de São Paulo (USP), a Federal Fluminense (UFF), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), do Pará (UFPA), a Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

"Este é um momento extremamente importante do processo, onde teremos a chance de garantir uma política plural, que atenda a todas as especificidades do nosso setor", afirma a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

Disponível no site do Ministério do Turismo, a consulta ficará aberta por três semanas para que cidadãos, estudantes, professores, empresários e entidades possam enviar sugestões, comentários ou propor alterações. As contribuições serão compiladas e analisadas pela equipe de pesquisadores responsável pelo Projeto e, posteriormente, apresentadas ao Conselho Nacional de Turismo (CNT). A previsão é que a Política Nacional de Qualificação em Turismo seja publicada até o final de 2017.

QUALIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA - A construção de uma política de Estado voltada para qualificação em turismo é uma das medidas do Brasil + Turismo, pacote de medidas para alavancar o setor de viagens no Brasil, lançado em abril deste ano pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Também dentro do pacote, o MTur já oferece aos profissionais que atuam e àqueles que pretendem entrar no mercado de trabalho do turismo, cursos profissionais à distância - Brasil Braços Abertos e Pronatec Voluntário e técnicos presenciais e semipresenciais - MedioTec. Para mais informações sobre as ações de qualificação do MTur, acesse www.turismo.gov.br/qualificacao.

Preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefIF-4poJbPuecERDJ8wXYwkVs5lZGZvBrfmtdyFfcu4HChw/viewform

Em caso de dúvidas entre em contato:consultaqualificacao@turismo.gov.br