10-05-2017
Inteligência territorial para o desenvolvimento

O Auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Canela sediou, na segunda-feira, dia 8 de maio, o II Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável das Regiões dos Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra. O engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Embrapa, iniciou as palestras falando sobre os desdobramentos do I Seminário sobre Inteligência Territorial. Depois, Professor doutor Wellington Pacheco Barros abordou a "Conversão do campo nativo e o desenvolvimento sustentável" e tanmbém ampliado o debate com o deputado federal Luiz Carlos Heinze, que integra a Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Na parte da tarde, iniciou-se falando sobre o Cadastro Territorial Multifinalitário urbano e rural para Planejamento do Uso da Terra e Ordenamento Territorial. Este foi o tema abordado por Alessandro L. S. Regino, que é engenheiro agrônomo, inspetor chefe do CREA/Viçosa-MG, presidente do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável/CBCN. Ainda foi apresentado sobre o Codeter Campos de Cima da Serra - estrutura de governança e perpectivas de ação para o desenvolvimento rural. O evento foi finalizado com os encaminhamentos, entre eles, a composição de uma comissão específica para isso com representações das três regiões através de diversos órgãos de governo e sociedade civil, o que deve preceder uma série de ações.

De Bom Jesus, estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Aldo Bitencourt, o assessor de comunicação, Duclerc João da Silva, e da Emater, Luiz Arilton Grazziotin. De são José dos Ausentes, os secretários de Agricultura, Jânio Vieira, e de Turismo, Cultura e Esporte, Aline Ramos. Representando a AMSERRA, o prefeito Regis Luiz Hahn, de Nova Petrópolis, e a AMUCSER, o prefeito Hildebrando, de Monte Alegre dos Campos. O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, falou como anfitrião, preocupado com o desenvolvimento regional. Também estava o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestri. Destaque para a particpação de diferentes segmentos da sociedade, entre eles, engenheiros agrônomos, da Emater, servidores públicos municipais, pesquisadores, dos segmentos culturais, do turismo, de comitê de gerenciamento de bacia, de secretarias de Estado, enfim, a comunide se organizando para enfrentar os desafios.

Por: Duclerc João da Silva - Assessor de Comunicação | 54 32371471 - 54 996563558 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com