22-03-2012
Audiência Pública da Usina Paiquerê acontece hoje em Bom Jesus

A comunidade bom-jesuense terá acesso hoje às informações detalhadas do projeto de construção da Usina Paiquerê, no Rio Pelotas. A audiência pública será às 19 horas, no Salão Paroquial, e a população deve estar presente para se informar e tirar dúvidas. Durante a audiência serão apresentados os estudos ambientais, os impactos e os benefícios da usina. Esta é a última etapa para o licenciamento ambiental e início das obras.

A Usina Paiquerê será construída no Rio Pelotas e o investimento será de aproximadamente R$ 1 bilhão. No município de Bom Jesus serão atingidos diretamente pelo projeto 53 proprietários; em Lages (SC) serão 27; e em São Joaquim (SC) 185 proprietários.

A barragem da Usina Paiquerê terá 160 metros de altura e 520 metros de extensão. A área alagada será de 61,3 km² com uma capacidade instalada de 292 megawatts, o equivalente ao consumo de energia de 800 mil residências.

A audiência de Bom Jesus é a segunda a ser realizada. Ontem, aconteceu a audiência de Lages. A de São Joaquim, que deveria ter sido realizada no dia 19 de março foi suspensa devido a uma liminar requerida pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá, que solicitava documentos prévios sobre o projeto.

Por: Daiana Silva - Assessoria de Comunicação | |